EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
REGULAMENTO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
TÍTULO 1
DA NATUREZA, DA FINALIDADE E DO OBJETIVO
Capítulo I
Da Natureza
Art. 1°. Este Regulamento disciplina a organização, funcionamento e atribuições da
Equipe Multidisciplinar da FACULDADE DE IPATINGA – FADIPA – prevista nos
Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs.
Capítulo II Da Finalidade
Art. 2°. A Equipe Multidisciplinar da FADIPA será responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância e terá Frevisão de plano de ação documentado e implementado e processos de trabalho formalizados.
Capítulo III Do Objetivo
Art. 3°. É objetivo geral da Equipe Multidisciplinar da FADIPA planejar as atividades e acompanhar a oferta das disciplinas na modalidade à distância, por meio de estratégias avaliativas.
Parágrafo único: São objetivos específicos da Equipe Multidisciplinar elaborar e/ou adquirir material didático; propor processos metodológicos pertinentes à EAD e avaliar a eficácias destes; avaliar a ação dos atores de EAD (professor-tutor); propor, estabelecer e avaliar estratégias de implementação de tecnologias; avaliar os recursos tecnológicos utilizados em EAD e os canais de comunicação sincronos e assíncronos; traçar estratégias de interação entre os atores do processo EAD.
TÍTULO II
Da Constituição
Art. 4°. A Equipe Multidisciplinar da FADIPA será constituída e nomeada pela Direção
Geral e terá sua atuação baseada neste regulamento.
Parágrafo único. Faz parte integrante da Equipe Multidisciplinar da FADIPA:
A)Coodenador no NEAD
B)Representante do Setor TI
C)Professor/Tutor
D)Coordenador de Curso
I – O Coordenador(a) do NEaD:
As atividades do coordenador do NEaD compreendem: participação na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos, prospecção de conteudistas e tutores;
coordenação dos trabalhos de definição e atualização de conteúdo e atendimento aos alunos. Será ainda o responsável pelo alinhamento das disciplinas às suas definições pedagógicas; acompanhamento do processo desde o planejamento do curso até a etapa de avaliação; adaptação do conteúdo à linguagem e ao contexto da EAD de maneira a facilitar a aprendizagem do aluno.
II – O Representante do Setor TI:
As atividades do Representante do Setor TI compreendem: supervisão das atividades de produção dos HTMLs; manutenção do sistema de produção de HTMLs; definição e ajustes de linguagens, bancos de dados, armazenamento e atualização de informações, quando pertinente e integração do AVA com outras soluções.
Responsável pela construção da identidade visual das disciplinas e pelo desenvolvimento e aplicação de recursos de animação, simulação e interatividade indicados no conteúdo construído pelo professor; auxilia na produção do material audiovisual e integra as diferentes mídias ao desenho educacional. Responsável pelagestão do ambiente virtual de aprendizagem, participando ativamente da concepção e planejamento das estratégias de aprendizagem. Desenvolve soluções e incorpora novas tecnologias e presta suporte técnico aos professores e alunos quanto à utilização das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
III – Professor/Tutor
As atividades do professor/tutor compreendem: planejamento, implementação e gestão da ação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Este profissional deverá:
1. analisar e avaliar o conteúdo da disciplina, estabelecendo os fundamentos teóricos, bem como as ações de interdisciplinaridade;
2. identificar os objetivos referentes a competências cognitivas, habilidade e atitudes;
3. auxiliar na seleção dos objetos de aprendizagem que irá compor o material didático
da disciplina;
4. ajudar na elaboração do conteúdo da disciplina para mídias diversas, de acordo cum as necessidades de contextualização, podendo ser: textos, imagens, vídeos, áudios, dentre outros formatos.
5. auxiliar na elaboração das atividades didáticas relacionadas ao tema estudado, buscando atingir os objetivos de aprendizagem da disciplina.
IV Coordenador de Curso
As atividades do coordenador de Cursos compreendem: gestão das atividades pedagógicas, acadêmicas e administrativas do curso. Coordenação da equipe de docentes/tutores do curso. Acompanhamento e controle de cronogramas de execução de ações previstas no planejamento e avaliação da qualidade dos serviços prestados.
Promover a interação e a mediação entre aluno, estimulando a reflexão, a autonomia da aprendizagem e a busca pelo conhecimento; identificar os objetivos referentelia competências cognitivas, habilidades e atitudes; auxiliar na gestão acadêmica do processo de ensino-aprendizagem, em particular motivar, orientar e acompanhar os estudantes
TÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
Art. 5° São atribuições da Equipe Multidisciplinar da FADIPA:
I. Coordenar a produção ou indicar a compra dos materiais didáticos, nos formatos físicos e digitais;
II. Prestar assistência pedagógica e técnica aos docentes/tutores na elaboração de
material didático;
III. Implementar a proposta pedagógica nos materiais didáticos;
IV. Avaliar e validar os materiais didáticos adquiridos pela IES e aqueles elaborados ou
adequados pelos docentes/tutores;
V. Propor ao Coordenador do NEAD e realizar a avaliação, atualização constante, adequação dos materiais didáticos disponíveis no AVA propiciando a melhoria continua.
VI. Participar do programa de formação docente/ tutor.
VII. Elaborar o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar para submete-lo a apreciação
do Diretor Geral.
Parágrafo Único: entende-se por materiais educacionais didáticos:
Apostilas online: disponibilizadas no AVA, na forma de livros-texto ou guia d
estudos, que primam pelo uso da linguagem dialógica e inclusiva, apresentando base teórica que fundamenta a disciplina.
b)
As apostilas, ebooks, slides, trilhas de aprendizagem e questionários.
c)
Laboratórios Virtuais para a simulação de práticas nos cursos.
d)
Videoaulas: recurso audiovisual que agrega os encontros dialógicos
interativos, apresentados pelo professor e seu respectivo material de apoio que são também, disponibilizados no ambiente virtual.
e)Sites e Páginas virtuais disponíveis na Web, via Internet – através do AVA.
f)Componentes das Unidades de Aprendizagem: apresentação; Desafio de Aprendizagem; Infográfico; Conteúdo do Livro; Dica do Professor; Exercícios de fixação; Práticas; “Saiba Mais”
g)E, ainda, as Bibliotecas Virtuais e Conteudos digitais disponíveis no AVA, dentro e fora do contexto das disciplinas, mas inseridos como atividades relacionadas a conteudos voltados a aprendizagem.
TÍTULO IV
DAS DATAS E PRAZOS
Art. 6°. A avaliação e revisão dos materiais educacionais ocorrem anualmente ou semestralmente com a seguinte metodologia:
a)Revisão e atualização do conteúdo, dos textos complementares e das atividades propostas pelo professor, sob a responsabilidade da Equipe
Multidisciplinar e do Coordenador de Curso, sempre validada pelo NDE.
b)Adequação pedagógica e dialógica da linguagem, sob responsabilidade da equipe multidisciplinar;
C)Revisão da programação visual para adequação dos elementos gráficos
sob responsabilidade da equipe multidisciplinar.
TÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 7°. A metodologia didática utilizada na composição do material possibilita alingir as competências e objetivos propostos, oportunizando, ao discente, inserir-se no campo de estudo e posicionar-se em relação às suas grandes questões.
Atividades
como desafios, estudos de caso, exercícios de fixação da
aprendizagem, além de outras estratégias específicas de cada unidade de aprendizagem, enriquecem o material e proporcionam a interatividade entre aluno e material didático.
Art. 8 °. A elaboração do material didático terá como referencial os documentos institucionais – Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e os Programas de Disciplina, documentos estes, que foram validados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Art. 9° O presente Regulamento poderá sofrer alterações e adaptações.
Art. 10 ° Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Multidisciplinar.
Ipatinga, 03 de fevereiro de 2023.